Quem somosA árvore de Copaíba, que na língua Tupi Guarani é chamada de kupa’iwa, é conhecida como a "árvore da vida" ou "árvore de depósito". As histórias que os indígenas contam sobre essa árvore misturam mistério, curiosidades e muitos segredos. Me chamo Janderley Reis. Há 10 anos, quando tinha 25 anos, conheci de forma surpreendente o óleo de copaíba. Apesar de ser do Norte, esse óleo era desconhecido para mim. Comecei a estudá-lo e a comercializá-lo, realizando exportações para países ao redor do mundo. Como todo empreendedor, fui conhecer de perto o que estava comercializando, foi então que comecei a acompanhar os extrativistas indígenas e ribeirinhos. Foi então que começaram os segredos e mistérios da Copaíba, o que me deixou ainda mais apaixonado por esse óleo/bálsamo, como eles o chamam. Muitos me perguntam: "Janderley, você já pensou em uma plantação de Copaíba?" O que aprendi indo até a mata central é que a Copaíba é uma árvore selvagem; ela não se planta, não se doma, não se cria. É uma árvore que se autorreproduz. Os indígenas e ribeirinhos dizem que os mistérios estão na extração. Não se pode extrair durante a chuva nem na Lua Cheia, pois eles dizem que o óleo se esconde. Eu vi isso de perto. Os ribeirinhos dizem que, se você desejar enquanto estiver furando o caule e olhar para cima, o óleo também se esconderá. Para eles, extrair o óleo de Copaíba é como minerar ouro; nem todas as árvores possuem o óleo. Às vezes, a menor árvore tem "roolls e roolls" de óleo (significam muitos e muitos litros de óleo), enquanto árvores de 30 metros (a altura máxima que eles alcançam) não têm óleo. O óleo de copaíba é milenar. Os povos da floresta o utilizam como remédio, para a pele, cabelos e como repelente, com mais de 50 benefícios, desde cicatrização, fungicida, vermicida, entre vários outros. Os animais também se beneficiam da copaibeira. Eles vão até o pé da árvore para se curar; cavam e arranham a árvore para extrair a resina, lambem e se esfregam nela para ficarem imunes a insetos, vermes, entre outros benefícios. A Natureza é uma criação perfeita. Não desmatamos para obter esses recursos. A extração do óleo de copaíba é feita de forma manual, mas hoje, com a tecnologia, já automatizamos o processo. Assim que o óleo é extraído, tampamos o buraco feito e a árvore se regenera novamente, sem quaisquer danos. A cada extração, a árvore volta a produzir o óleo, pois, para a própria árvore, o óleo/resina é um sistema de defesa. Existem mais de 50 espécies de copaíba.
Nossa localização
Nossa Loja física fica na região central de São Paulo, no mesmo bairro que crescemos e que moramos com muito carinho até hoje.
Venha nos visitar e conheça nossos produtos e serviços.
O endereço certinho está no mapa ao lado.
Como trabalhamos
Estamos sempre em ligados com as Familias Ribeirinhas e Cooperativas.
Familias Ribeirinhas, estão sempre em treinamento e sempre ligadas as as mudanças e metodos exigidos das empresas.
Cooperativas e Arche, estão sempre caminhando juntos para dar apoio aos ribeirinho, ajudando com as documentações e analises e controle.